Fome de Poder – Quais as lições podemos tirar desse filme?

Lançado originalmente em 2017, o filme “Fome de Poder” conta a história de ascensão da franquia McDonald’s.

Para quem não conhece a origem da rede, a marca MC Donald’s nasceu dos sobrenomes dos seus criadores: os irmãos Maurice e Richard.

Criada originalmente na Califórnia, o conceito de ser um lugar de lanches produzidos e entregues rapidamente (fast-food) chamou muito a atenção na época.

Até que os irmãos se depararam com Ray Kroc, um vendedor de máquina de milkshakes, que viu uma possibilidade de expandir o sucesso que o MC Donald’s estava começando a galgar.

 

Para saber o que acontece depois, você pode assistir o filme disponível atualmente no catálogo da Netflix. Não queremos te dar spoillers!

Nosso objetivo é trazer uma reflexão acerca de alguns pontos que podem nos ensinar muito no campo empresarial, independente do setor em que trabalhamos.

Aqui vão alguns insights:

A) Arrisque

Quando os irmãos criaram a primeira versão do que viria a se tornar o MC Donald’s, os Estados Unidos estava passando por uma das maiores crises financeiras da sua história: a crise de 29.

Foi quando os irmãos Maurice e Richard tiveram um insight: mesmo na crise, há coisas que as pessoas não podem deixar de consumir, como por exemplo: comida.

Juntando isso ao fato de oferecerem comida barata, eles tiveram uma decisão certeira na hora de criar um restaurante. Eles tinham dúvidas sobre muitas questões, porém sabiam que haveria demanda para o que estavam oferecendo.

2) Tenha Processos

Quando estudaram brevemente o mercado, eles encontraram uma reclamação em comum no público: a demora na entrega dos pedidos.

Trabalhando em cima disso, os irmãos se apropriaram do conceito que Henry Ford usou na produção de carros.

Em sua equipe, eles tinham uma pessoa responsável por cada pequena escala do processo de execução dos lanches.

Isso economizava tempo e entregava qualidade, na mesma proporção.

3) Capacite o seu time

Quando os irmãos começaram a investir no crescimento da rede com outras filiais, um dos maiores problemas que encontraram foram nas pessoas.

Os funcionários tinham dificuldades em seguir os processos previamente definidos e que tinham feito a primeira loja ter dado tão certo.

Até que tudo fosse ajustado, teve-se um investimento em tempo e treinamento.

Tenha no seu time pessoas capacitadas e dispostas a aprender.

Tenha no seu time pessoas que conseguem enxergar o objetivo final junto contigo.

E, sem esquecer, tenha uma equipe que acredite nos valores da sua empresa.

4) O topo não é o ponto final

Quando a franquia MC Donald’s já estava espalhada, alcançando lugares inimagináveis, eles não pararam.

Se acomodar no topo é algo fácil.

Mas eles desbravaram um novo horizonte.

Investiram, inovaram, fizeram parcerias.

5) Persista

Quantas vezes não desistimos de algo que queremos ao primeiro “Não”? Ao primeiro sinal de derrota?

É natural do ser humano ter uma postura mais cômoda às suas necessidades.

Mas ninguém que se destacou verdadeiramente passou a vida inteira no lugar comum.

Persista – aprenda com os erros, aprenda com os acertos, se reconstrua, e tente de novo.

Não seja imediatista. Tenha paciência e persista mais uma vez.

Esses foram alguns dos insights que tivemos ao assistir o filme.

Você já assistiu?

Como dissemos, “Fome de Poder” está disponível na Netflix.

 

Vamos tomar um café?

 

Telefone: (11) 5583-1980

E-mail: slcomm@slcomm.com.br

Evandro Lopes

By |2019-08-29T17:30:04+00:00agosto 29th, 2019|Notícias|0 Comments