Na Black Friday Chinesa, empresas investem em sustentabilidade

Temos falado bastante sobre ações de marketing verde e social como grandes tendências para o futuro.

Uma empresa Chinesa criou uma ação muito bacana, que gostaríamos de compartilhar com você.

Uma ação que une o potencial comercial da empresa e a ideia de marketing voltados para a sustentabilidade.

Na China, a black friday é um pouco diferente: ela é comemorada dia 11 de novembro e é marcada como o dia dos solteiros, o dia  de maior consumo no país.

Para se ter uma ideia, este ano a data havia gerado mais de US $ 30 bilhões em vendas e 1 bilhão de pedidos/compras.

E o que fazer com todo o lixo que seria produzido?

A Cainiao, que é uma empresa de logística, teve uma ideia incrível. Criou o “Dia Nacional de Reciclagem de Caixas de Papelão”.

A AÇÃO

Como uma ação desse porte funciona?

A empresa transformou seus 75.000 pontos de entrega em centros de reciclagem.

Esses 75 mil locais continuarão a funcionar como estações de reciclagem permanentes após o evento de vendas, ajudando a reciclar mais de 100 milhões de caixas de acordo com as estimativas do Alibaba.

A companhia também estabeleceu o dia 20 de novembro como o “Dia Nacional de Reciclagem de Caixas de Papelão” na China, implantando estações de reciclagem rápida em 180 bairros de Xangai, Pequim, Guangzhou, Shenzhen e Hangzhou naquele dia.

Para cada caixa reciclada nas estações de reciclagem de Cainiao, os consumidores podem escanear um código QR, que é trocado por plantio de árvores na China.

Segundo a empresa, este é apenas o início de uma série de mais de 58 programas relacionados à reciclagem em fase de desenvolvimento ou aprovação.

POR QUE PENSAR EM SUSTENTABILIDADE?

A China é um dos lugares com os consumidores mais exigentes… As pessoas, as novas gerações, não querem apenas consumir produtos. Querem se sentir em sintonia com as ideias que as marcas propagam.

Alguns exemplos disso são: o país tem mais de 400.000 ônibus elétricos (o Reino Unido tem 377!);  Seus projetos de plantio de árvores significam que a China representa um quarto de todo o esverdeamento global causado pelo homem desde 2000 (apesar de ter apenas 6,3% da massa terrestre do mundo);

Não vamos entrar no mérito sobre a black friday. O que queremos te mostrar é que a empresa viu na data uma forma de chamar a atenção do grande público para as ações de marketing verde que ela estava planejando.

E por quê? É simples. Os consumidores exigem isso das marcas, das empresas.

A empresa hoje em dia precisa falar a língua do seu público… Pense nisso.

By |2019-11-19T17:03:59+00:00novembro 19th, 2019|Notícias|0 Comments