Inovação: Aplicativo promete auxiliar médicos na detecção de infecções de ouvido em crianças

Quem tem filhos sabe da dificuldade do tratamento de algumas doenças, ainda mais quando envolve uma dor tão aguda quanto a otite.

 

Pensando nisso, pesquisadores da Universidade de Washington publicaram resultados para um aplicativo para smartphone que detecta infecções de ouvido em crianças.

 

O aplicativo pode detectar fluidos atrás do tímpano com um funil de papel conectado ao microfone e alto-falante do smartphone. O telefone envia sons sonoros no ouvido e, dependendo de como os sons são refletidos, o aplicativo determina a probabilidade de presença de fluido com 85% de precisão.

 

Segundo o Instituto Nacional de Saúde, infecção de ouvido – que podem ser difíceis de diagnosticar – é a razão mais comum pelos quais os pais levam seus filhos a um pediatra.

 

A TECNOLOGIA A FAVOR DA VIDA

 

Que fique claro que o papel do médico é primordial e essencial para o diagnóstico.

 

O sentido benéfico do aplicativo é pensando numa triagem rápida, que pode avaliar com precisão a situação e ajudar os pais a determinar se o problema pode ser tratado em casa ou precisa ser tratado por um médico, reduzindo os custos, o estresse e o investimento de tempo para todos os envolvidos.

 

Outra questão importante é que, espera-se que até 2020, os usuários globais de smartphones atinjam 2,87 bilhões.

 

Pensando nisso, o aplicativo vem numa frente de ampliar a acessibilidade à saúde – principalmente em lugares pouco acessíveis.

 

By |2019-11-21T13:55:26+00:00novembro 21st, 2019|Notícias|0 Comments