Economia circular – Primeira bicicleta sustentável do mundo é brasileira

Antes de tudo, devemos entender o que é a economia circular.

É um conceito econômico que faz parte do desenvolvimento sustentável, onde se propõe que os resíduos de uma indústria sirva para matéria-prima reciclada de outra indústria ou para a própria.

Nós temos falado muito sobre isso, como, por exemplo, o tênis da adidas.

Porém, um novo produto adotou o conceito, e o mais legal é que é brasileiro.

Nada se cria, tudo se transforma

O artista plástico uruguaio, radicado no Brasil, Juan Muzzi, se inspirou na economia circular para fundar a Muzzicycles.

Ele criou uma bicicleta feita com plástico reciclado. Sem soldas e amortecedor, a bike também não leva pintura e não enferruja. Além disso, é levíssima: o quadro de plástico pesa entre 5 e 6kg.

E como ela é produzida?

É usado um sistema em que resíduos plásticos são triturados até virar grãos. Depois disso, são adicionados aditivos químicos, que dão ao material maior resistência.

Ele é então depositado em uma máquina injetora, que a coloca num molde. Três minutos e meio depois, o que era plástico descartado se transforma no quadro de uma bicicleta.

Patenteada em 2012 pelo artista, as bicicletas plásticas da Muzzi Cycles ganharam o mundo e já podem ser encontradas em 20 países. Para fabricá-las, a empresa conta com o trabalho de algumas ONGs que recolhem sucata e vendem para a granulação.

Por mês, são produzidas 12 mil bicicletas, o que equivale a 60 mil quilos de plástico reciclado.

 

O QUE PODEMOS APRENDER?

Sustentabilidade é uma das grandes tendências para 2020. As marcas precisam aprender que as pessoas estão de olho e buscando cada vez mais consumir produtos de marcas com a qual se identificam com a ideologia.

By |2019-11-27T13:27:16+00:00novembro 27th, 2019|Notícias|0 Comments