ALGORITMO DA DOPAMINA

Publicado dia 07 de Março de 2022.

Autor: Evandro Lopes.

Como assim, uma conversa com amigos pode matar uma realização?

Pois é, a ciência prova que um sonho compartilhado, uma viagem pelas redes sociais, podem ser os maiores vilões da falta de realizações na vida. Este link tem uma explicação científica muito interessante sobre esse fenômeno. Assista. É muito legal:

Olho Gordo, como acabar com ele e realizar seus projetos e sonhos

Essa fase digital que estamos vivendo em função da pandemia nos expôs a cenários nunca imaginados.
Pior: nunca estivemos prontos pra isso. Perdemos totalmente o foco dos grandes propósitos que temos pela vida. Perdemos o foco.

Apesar da grande “oportunidade” que o home office nos oferece de viver situações, como estar acompanhando o crescimento do filho, não estamos preparados pra isso, principalmente porque, apesar de ser o grande viabilizador desta oportunidade, o digital prega armadilhas que nos tiram totalmente do foco.

Isso nos leva à perda do foco e a um enorme desconforto emocional. Principalmente porque passamos a ser pessoas girando em torno de respostas, e não de realizações. Acaba totalmente com nosso foco para realizarmos grandes feitos e ficamos o dia inteiro “apagando incêndios”.

E onde damos uma liberada na dopamina para acalmar o coração? Redes sociais, bate-papo com o amigo ou um vinho com a esposa para uma conversa sobre os sonhos. Mas, no dia seguinte, voltamos à rotina – reuniões, Power Points, incêndios etc.

Continuamos sendo sonhadores, criativos e muito competentes. Mas estamos num loop de emergências e interrupções que nos faz ser bons iniciadores e finalizadores ruins. O livro do Daniel Goleman – FOCO – é uma excelente leitura para entender melhor sobre o que estou dizendo. Assista abaixo uma sinopse muito boa da publicação. Escute e depois leia o livro. Vale muito a pena.

Foco: encontre o equilíbrio entre os 3 tipos

Espero que goste.
Até a próxima!!

Descubra novas possibilidades