O bagulho é loko!

Duvido que você não fala isso pelo menos uma vez por dia. Eu falo várias vezes!

Mas isso faz tempo. Há muitos anos atrás um sociólogo chamado Zygmunt Bauman defendeu a teoria que vivemos numa sociedade líquida onde, basicamente, nossa história é construída pelas experiências que vivemos e não pelos bens que acumulamos.

Esse conceito nos levou a outro muito forte e atual de definição de cenário social, o VUCA.

Todos os dias surgem coisas novas no mundo. Algumas delas são completamente revolucionárias e acabam virando as situações de cabeça para baixo, fazendo com que o ontem pareça algo antigo demais.

Essas novidades transformadoras que sempre existiram parecem estar acontecendo com mais frequência, não é mesmo? A resposta é SIM e é melhor você se acostumar com isso.

Alguns estudiosos definiram como V.U.C.A. as 4 características que estão intrinsecamente ligadas ao mundo contemporâneo. Elas ajudam explicar toda essa sensação de disrupção e – por que não? – meio maluca que vivemos. O V.U.C.A também pode ser utilizado como uma maneira de avaliar as tomadas de decisões, garantindo uma maior efetividade.

Mas o que é V.U.C.A?

V para Volatility (volatilidade): é importante ter em mente que tudo muda e muda rápido demais.

U para Uncertainty (incerteza):  tudo que parece ser estático, não é. A única certeza é que há incertezas que precisam ser consideradas.

C para Complexity (complexidade): cada vez mais vamos nos deparar com situações complexas, cuja solução provavelmente está nas entrelinhas ou na relação entre todas as partes que compõem o problema.

A para Ambiguity (ambiguidade): para cada luz, há uma sombra. Tudo tem dois lados e cada vez eles se tornam mais evidentes em determinadas situações.


Parece uma visão bem pessimista do mundo. Mas, despido de preconceitos, pare para refletir se não faz anos que estamos nesse modelo e que, nos últimos meses, ele se evidenciou?

Tanto que é verdade que já estamos vivendo um novo conceito, o mundo B.A.N.I. 
O Mundo BANI (Brittle, Anxious, Nonlinear, Incomprehensible) foi criado pelo antropólogo Jamais Cascio e é considerado a evolução natural do mundo VUCA, pois reflete a realidade das sociedades após o início da pandemia.

Mas, esse modelo é papo para outra cerveja. O que deixo aqui para reflexão é: Não é mais fácil entender, modelar e atuar ao invés de resistir?
As mudanças são ondas comportamentais. Não quero dizer que devemos ser o modelo matriz, mas podemos aceitar, nos adaptar e reagir em prol da evolução.

A transformação é uma necessidade. A felicidade é uma realidade. Bora ser feliz e não ter razão.

Para ajudar a entender melhor o conceito V.U.C.A segue um conteúdo bem legal sobre o tema.
Vale a pena assistir o vídeo:https://youtu.be/qAlCnlHVlkI

 

 

Autor: Evandro Lopes
Siga-o pelos seus canais – @EvandroLopes

By |2021-10-01T09:35:37+00:00outubro 1st, 2021|Notícias|0 Comments