BUDWEISER: A HISTÓRIA DA MARCA KING OF BEERS

Publicado dia 09 de Fevereiro de 2024.

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Que a Budweiser é um dos símbolos americanos mais icônicos do mundo, isso você já sabe. Mas você conhece a história centenária que construiu a marca King of Beers?

Então vem com a gente! A história da Budweiser que conhecemos começa em 1876, quando a cervejaria Anheuser-Busch decide criar uma cerveja com identidade americana. Isso porque, na verdade, a Budweiser Budvar é uma cerveja original da cidade de Budweis, da região da Bohemia, na República Tcheca, criada em 1795, que, inclusive, deu origem a cerveja 1795.

Veja só a linha do tempo na disputa pelas cervejas Budweiser:

1795 – Fundação da cervejaria BMP (Budejovicky Mestansky Pivovar)

1802 – A cervejaria BMP produz a primeira Budweiser Bier

1872 – Início das exportações para os Estados Unidos da América

1876 – A cervejaria Anheuser-Busch, nos EUA, registra a marca “Budweiser”

1882 – A cervejaria BMP registra a marca “Budweiser Lager Bier”

1895 – É fundada a cervejaria Budejovicky Budvar, a concorrente tcheca da BMP

Tudo isso, graças a um imigrante alemão, Adolphus Busch, que assumiu a cervejaria Anheuser-Busch, em Saint Louis, Misouri, e introduziu a Budweiser no portfólio, batendo a produção de mais de 500 milhões de garrafas em apenas 10 anos depois do lançamento. Assim, mais tarde, a marca ficou consagrada como a King of Beers.

Curiosidades sobre a Bud

– A Budweiser Budvar detém o direito exclusivo de uso do nome Budweiser na Europa desde 2004, pois a UE determinou o uso do termo Budejovické Pivo ou Budweiser Bier como DOC (Denominação de Origem Controlada). Por isso, a Budweiser americana utiliza um rótulo diferente, com nome Bud, para comercializar a versão americana no continente europeu;

– Uma estratégia para fazer o público adotar a nova cerveja na Europa foi o preço, que era menor que dos concorrentes;

– Foi a Budweiser que lançou a primeira cerveja em lata nos EUA;

– Para a Bud, o segredo para analisar em tempo real a efetividade do marketing são os dados. A marca conta com um sistema chamado BudNET para obter informações dos atacadistas e varejistas sobre o que é vendido, onde e como, identificado tendências;

– A marca busca sempre se associar à figuras e eventos que remetam à felicidade e atitude, patrocinando UFC, Copa do Mundo de Futebol FIFA e festivais de música como Lollapalooza;

– Em 2008 a Budweiser passou a fazer parte do conglomerado InBev, formando a AB InBev, numa transação de aproximadamente US$ 52 bilhões, tornando-se a maior cervejaria do mundo.

Um brinde à marca!

Obrigado pela leitura!

Evandro Lopes

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