COMO VOCÊ CONTA A SUA HISTÓRIA?

Publicado dia 19 de Abril de 2022.

Autor: Evandro Lopes.

Tenho escrito muito sobre o momento de transformação que vivemos e as oportunidades que se revelam, as quais, sem dúvidas, devemos aproveitar. Hoje, eu não quero viajar nessa onda, mas discorrer sobre como estamos fazendo ela chegar para o mundo.

Lembrei de um ditado antigo, mas verdadeiro: uma mentira dita muitas vezes vira verdade. O segredo desse ditado está em “muitas vezes” e não na arte de virar verdade. Isso porque ele representa a formação de um mapa mental sobre um fato. Somos feitos de hábitos e disciplinas e o segredo do sucesso é a insistência pela mudança.

O segredo é muitas vezes o desafio. Isso porque disseminar uma informação e lavar o mercado com sua “história” era uma coisa que dependia de milhões e milhões de reais para ser feito. Pensa comigo: você tem convicção que consome o que há de melhor ou o que mais lhe desperta a atenção. Até ontem isso era uma verdade. Hoje, vivemos uma nova realidade. Fernanda Montenegro perdeu a força de sua notoriedade para representar uma marca. Influencers digitais estão aí para provar. A Globo está correndo de forma desesperada para tirar o atraso da transformação com o Globoplay. Estamos na grande transformação do mundo! 

Ninguém mais tem o poder de invadir a casa das pessoas e tentar influenciá-las durante o intervalo de uma novela. Hoje, as pessoas ganharam o poder de ver suas novelas mascaradas como séries a hora que quiserem e sem intervalos. E mais do que isso, enquanto assistem sua novela, estão nas redes sociais vendo as mensagens dos amigos, seguindo seus influencers preferidos, trocando mensagens com seus contatos no WhatsApp e/ou consumindo algum conteúdo que receberam durante o dia.

Gente, o que quero dizer é que a coisa virou um grande caldeirão de canais e formatos para entregar a mesma história. Não existe mais uma verdade a ser entregue e sim a ser construída através de lavagem cerebral… Existe sim uma história a ser contada para as pessoas se identificarem com sua proposta e criarem afinidade com sua marca. E quanto mais bela e disruptiva a história, mais difícil será sua penetração.

Na linguagem de comunicação, chamamos isso de construção de conceito. Definimos a persona da marca, sua história, suas grandes características e benefícios e partimos para o telling de comunicação.

E é aqui que mora o grande abismo. Sabemos quem somos e como devemos nos comunicar. Mas por onde, quando e em qual intensidade? Essa é a pergunta do milhão. Para nós, da SLcomm, não existe uma resposta absoluta para estas perguntas.

Voltando à persona e hábitos do consumidor que descrevi acima, a grande massificação da sua história deve ir muito além da seleção de alguns canais por conveniência estratégica. Precisamos saber a persona do cliente e qual será a melhor forma de impactá-lo. Entender qual história soa como música para ele e de que forma deve ser entregue. Esse é o segredo e o modelo que devemos pensar para o momento atual. A massificação é necessária, mas em um modelo Omnichannel. Esse é o modelo que suporta nosso produto Journey Action. A forma estratégica de construir uma história. Otimizada, automatizada, eficiente e criativa. A forma mais efetiva de estar com o seu cliente no momento e formato que ele está mais apto a receber a sua mensagem, contando a história perfeita para sua decisão em prol da sua marca.

Esse é o verdadeiro modelo Omnichannel: disruptivo e estratégico que fará a diferença na história e P&L do seu produto.

Comece. Vale a pena transformar o mundo da comunicação com Journey Action.

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