Havaianas: patrimônio nacional

Publicado dia 05 de Fevereiro de 2024.

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Neste post, vamos falar sobre elas: Havaianas. E como esse ícone dispensa apresentações, vamos partir direto para a história de como nossa sandália de dedo foi de “chinelo da classe trabalhadora” à item da moda. Vem com a gente!

>  ANOS 60: nascem as legítimas

O ano de 1962 marca o início da história, com a criação da Tradi. Era aquele modelo clássico, branco e azul. Inspirada em uma sandália de dedo japonesa, a Zori, era feita de borracha e com o formato de grão de arroz como textura da palmilha. 

No começo, em 1964, as Havaianas eram comercializadas por vendedores que viajavam pelo Brasil com uma Kombi. Eles estacionavam em frente a comércios locais para vender.

Não demorou muito e, em 1966, as Havaianas foram patenteadas. O chinelo de dedo de borracha tinha sido inventado pela marca.

E no fim da década, as Havainas Tradi ganharam novas cores. Pasme: foi por um erro de maquinário, surgiram as tiras verdes. Mas esse “erro” foi, na verdade, um acerto!

> ANOS 70: veio aí o famoso slogan

Já na década seguinte de seu nascimento, já tinham marcas tentando imitar as originais. Foi daí que surgiu “Havaianas, as legítimas“.

“Não deformam, não soltam as tiras e não tem cheiro”. As vantagens do produto foram destacadas em uma série de comerciais protagonizados pelo comediante Chico Anysio. 

> ANOS 80: bombou!

Aqui, já eram vendidos mais de 80 milhões de pares por ano. 

E as Havaianas se tornaram tão indispensáveis que, o Ministério da Fazenda incluiu os chinelos na lista de produtos cipados, ou seja, o preço era tabelado pelo Governo para que as pessoas pudessem comprar mesmo com ajustes de inflação. Tão essencial quanto arroz-e-feijão, não?!

> ANOS 90: todo mundo usa

Essa foi uma década de transformação para marca. E era real: todo mundo usava Havaianas.

Durante os anos 90, novos modelos foram surgindo, como a Top, que era monocromática, as estampadas, a edição especial para a Copa do Mundo de 1998, com a bandeirinha nas tiras. E na comunicação na marca, figuras famosas apareciam usando a sandália.

Até que em 1999, o mundo conheceu as nossa legítimas: as Havainas foram usadas em um desfile de Jean Paul Gaultier, estilista francês. A partir daí, a marca passou a lançar collabs com grandes marcas mundiais e a sandália se popularizou em todo o planeta.

> E HOJE…

Do começo dos anos 2000 pra cá, a marca segue reinventando os clássica, lançando coleções especiais com parcerias icônicas. E no marketing, continua inovando e fortalecendo a relação da marca com o público.

Uma marca tão registrada dos brasileiros, que podemos dizer é patrimônio nacional, né?

Obrigado pela leitura!

Evandro Lopes

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