O jogo das sombras

Publicado dia 01 de Dezembro de 2023.

Autor: .

Afinal, sabemos realmente com quem nos relacionamos?

Já parou para pensar nisso? Observou que não conhece a pessoa que senta ao seu lado todos os dias?

Somos seres que criamos e entregamos para a sociedade. Personas moldadas pelas nossas sombras e demandas que o ambiente exige.

Somos seres que tentam se mostrar como os mais certos e no hype da moda, modulando desejos e abafando nossas sombras.

Realmente conhecemos com quem nos relacionamos? Já teve a oportunidade de se visitar e saber o que realmente sente com tudo que está acontecendo à sua volta? Já olhou para o “coleguinha” do lado e viu uma pessoa que não sabe quem é?

Falamos o que os outros querem ouvir e nos escondemos para conviver com nossa dor. Trancamos os esqueletos no armário e vamos tocando na fantasia de uma realidade virtual. 

Nascemos chorando porque é muito difícil estar neste plano. Por que queremos suprimir o choro ao invés de entendermos ele e sanarmos o que dói?

A vida é bem legal, principalmente porque é muito difícil de viver.

Como seres em sociedade, temos que saber praticar a empatia para uma boa convivência no coletivo. Mas, precisamos ser o coletivo?

Não tem um dia na minha vida que olho para as pessoas e pergunto – QUEM É VOCÊ?

Hoje só tenho uma certeza na minha vida. Luto fortemente para saber quem realmente sou e não conheço mais de 10 pessoas neste mar de gente ou melhor, conheço milhares e não sei quem realmente são. 

Cada vez mais somos pessoas coletivas na luta pelo individual. Criando personas para facilitar nossa busca individual. Cada vez mais somos parte de um coletivo tão solitário como o que marca nossa origem, VIDA NA CAVERNA. 

Na caverna criávamos nossas histórias nas paredes. Nutrimos nossas fantasias através de pinturas. Hoje fazemos a mesma coisa, só que através de fotos nas redes.

Escrevo este texto durante a guerra entre Israel e Gaza. Estou particularmente acompanhando os desdobramentos deste impasse. São neles que me apoio para reforçar o conceito acima. 

Veja exemplos:

Como um comerciante pode explorar a escassez de recursos cobrando 10x mais o valor da água e dos alimentos durante a guerra?

Por que Israel está segurando a entrada dos alimentos na Faixa?

Por que os estrangeiros não podem passar para o Egito?

Jesus, tudo uma questão de mídia e oportunidade. Por que somos assim?

Dúvida que levarei para o caixão. Enquanto isso, bora viver os feeds da vida.

Na busca por nós mesmos, a gente se reconhece no outro. Daí, também, a importância da empatia. Confira esse conteúdo:

https://escoladainteligencia.com.br/blog/o-poder-da-empatia-como-ela-impacta-a-vida-das-pessoas/#:~:text=A%20empatia%20estimula%20a%20reciprocidade,ser%20desenvolvida%20desde%20a%20inf%C3%A2ncia.

Obrigado pela leitura!

Evandro Lopes

Descubra novas possibilidades