QUANTO TEMPO TEM O TEMPO?
Publicado dia 14 de Junho de 2022.
Autor: Evandro Lopes.
Já parou para pensar quanto tempo tem o tempo?
Tenho certeza que são poucos os momentos que você se dá esse direito. Sabe por quê?
Tudo o que acontece ao nosso redor e as influências que recebemos durante o dia são designadas exatamente para lhe tirar o poder dessa observação e o seu controle.
Parei para pensar nisso quando me deparei com minha luta diária contra o relógio. E da forma mais cotidiana e mundana possível, vivendo o tempo.
Minha manhã é marcada por uma rotina milimetricamente calculada.
- Oração de agradecimento por mais um dia;
- Clássica ida ao banheiro;
- Preparar café;
- Organizar lanche do meu filho e seu café da manhã;
- Meditação;
- Consumo de conteúdos;
- Preparar meu filho para a escola;
- Levá-lo até o transporte;
- Sair para treinar;
Isso acontece entre às 4:00 e 5:30 da manhã. Movimentos e tempos devidamente calculados para não faltar nada. Só para terem uma ideia, tenho despertadores para marcar o tempo de cada um dos movimentos. É uma rotina bem calculada e que vai bem há anos. Até que um dia o leite estava frio.
Foi aí que meu filho me tirou da rotina do subconsciente e bugou meus circuitos matinais.
Voltei para esquentar o leite já em pânico com o próximo despertador e contei cada segundo no timer do micro-ondas. Todos pareceram uma eternidade. Nunca um minuto durou tanto.
Foi nesse momento que me perguntei: Quanto tempo perco na minha vida vivendo situações no piloto automático? Você sabe o verdadeiro valor de cada minuto de seu dia?
Tenho certeza que sua resposta será a mesma que a minha: MUITO e NÃO
Como já disse em vários textos, nosso cérebro é nosso pior inimigo. Ele é concebido para economizar energia e nos levar ao ponto de nunca questionar o tempo, principalmente porque ele quer o mesmo tempo para descansar o máximo possível. Tudo que ele não quer é ser desafiado a criar novas correntes de conhecimento. Consome energia. Cansa!
Juntando nossa origem, com o fato de sermos sempre impactados para perdermos a atenção nele, pronto, temos a receita perfeita para a falta de foco e procrastinação.
É nesse momento que sempre somos levados ao quadrante de trabalhar na urgência e em coisas não importantes. Veja quadro de Ivy Lee sobre procrastinação.
Acredito que esse é o desafio do milênio. Termos ciência do valor de nosso tempo e lutarmos contra a procrastinação.
Particularmente, em função até do cotidiano de meu trabalho, acredito que perco muito tempo na vida. Mas, faço um exercício descomunal para manter a consciência sobre esse ponto e nunca perder um segundo com coisas que não são necessárias.
Abaixo deixo algumas regras que Ivy Lee destaca em seu livro para evitarmos a procrastinação.
Sempre digo ao meu filho…
Geralmente esta variável é o tempo.
Pense nisso.
Categorias: Inspirações
Tags: agencia , blog , conteudo , eventos , Marketing , publicidade , SLcomm
Descubra novas possibilidades