Red Bull

Publicado dia 08 de Dezembro de 2023.

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A história da Red Bull se inicia em 1984, quando o empresário austríaco Dietrich Mateschitz fez uma viagem de negócios à Tailândia.

Ao chegar a esse país asiático, Mateschitz começou a sofrer de Jet Leg, um distúrbio físico causado pela diferença de fuso horário após uma longa viagem de avião. Então, casualmente, descobriu uma bebida chamada Krating Daeng, que continha altas doses de cafeína e uma substância estimulante chamada taurina.

A bebida não só curou seu Jet Leg como fez Mateschitz reparar que a mesma fazia um grande sucesso local.

Krating Daeng, a bebida tailandesa que deu origem à Red Bull

Ao perceber o potencial do produto, Mateschitz decidiu levar amostras da bebida para a Áustria e iniciar sua fabricação em uma grande escala industrial.

O sucesso foi progressivo e contagiante a ponto de, atualmente, a Red Bull estar presente em cerca de 140 países e vender, em média, 3 bilhões de latas por ano. Além da novidade da bebida em si, Mateschitz, aproveitando sua experiência e conhecimentos em marketing, criou uma nova estratégia a ponto de afirmar que “O marketing é a nossa principal matéria-prima, sem esquecer o produto, que é a pré-condição”. Faz parte dessa estratégia a famosa latinha da Red Bull, cujo design inovador atraiu os consumidores. Seu rótulo com as cores azul e prata é conhecido em todo o mundo.

Distribuição e comerciais

Aliado a isso, há um eficiente esquema de distribuição que inclui carros pintados com as cores dos rótulos das latas de Red Bull e a contratação de universitários para serem representantes da marca junto ao público jovem. Aliás, é justamente esse mesmo público jovem que é o alvo preferencial da companhia. Seus bem produzidos comerciais transmitem exatamente essa imagem de juventude e de emoções fortes associados ao produto que vão dos esportes radicais à cultura hip-hop.

Logotipo da Red Bull tem aspectos muito interessantes.

Em primeiro lugar a cor vermelha é usada no nome e design da marca. Esta cor pode transmitir sentimentos como perigo, emergência, energia, ação ou de aventura.

A outra cor que é usada neste logotipo é o Amarelo, que pode transmitir: Positivismo, Alegria, Curiosidade, Felicidade, Calor e Vitalidade.

Os dois touros prestes a cair levam a um significado de energia, dinamismo, vitalidade ou impacto. Isso resulta no sol amarelo, que é o excesso dessa energia.

Conheça os principais eixos que sustentam as atitudes da Red Bull:

  • Conexão ao negócio: as experiências geradas pela companhia dialogam com os benefícios funcionais do produto vendido, de modo a estabelecer conexões que resultam em percepção de valor e, consequentemente, em lembrança no momento da compra;
  •  Alinhamento à marca: as atitudes tangibilizam os atributos componentes da marca Red Bull ao criarem uma dimensão comportamental para potencializar as características do produto vendido pela companhia;
  • Relevância perante os públicos: os eventos e patrocínios abrangem áreas vinculadas aos atributos, porém diferentes quanto a temas de interesse ao contemplarem desde um campeonato de skate até residências artísticas. Por atingir diferentes segmentos sem perder a coerência perante a identidade, a marca amplifica, de forma integrada, seu universo simbólico e, assim, expande sua perspectiva de vendas e lealdade;
  • Ativação adequada e criativa: a Red Bull comunica-se menos por ser uma marca de produtos de consumo e mais por se caracterizar como uma empresa geradora de conteúdos vinculados a um determinado conjunto de símbolos e significados que engajam públicos de diferentes naturezas em torno de um mesmo rol de atributos. A comunicação por meio das atitudes amplia o espectro de conteúdos a serem disseminados, o que contribui para a diversificação de formatos, meios e mensagens a serem propagados a partir das iniciativas;
  • Glocal: em meio ao grande volume de ações, a Red Bull concilia eventos de porte global, como o circuito de corridas aéreas e atitudes ligadas à particularidade de territórios específicos, como uma “roda de bola” feminina (prática em que um conjunto de pessoas toca uma bola de futebol sem deixá-la cair) no Rio de Janeiro. Esta articulação demonstra a abrangente presença da companhia e um conhecimento centrado em determinados mercados.

Obrigado pela leitura.

Evandro Lopes.

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