8 SLcomm | Blog | MEU OUVIDO NÃO É PENICO
menu

MEU OUVIDO NÃO É PENICO

Publicado dia 11 de Agosto de 2022.

Autor: Evandro Lopes.

Caracas… como podemos ser tão obtusos ao mundo, sendo que temos tantos órgãos sensoriais para entendermos o que está acontecendo à nossa volta em função de nossos gestos e atitudes. Só posso pensar numa péssima característica que é muito comum nos dias de hoje, o narcisismo.

O mito de Narciso é uma das histórias mais famosas da mitologia grega. Segundo o mito, Narciso era tão belo e tão vaidoso que, após desprezar inúmeras pretendentes, acabou se apaixonando pelo próprio reflexo. Morreu de fome e sede à beira da fonte de água onde via sua imagem refletida.


Estamos vivendo um momento social muito propício para a evidência dessa característica. Mundo digital, pandemia, isolamento do home office, informação à disposição de todos, criando no mundo “gênios” de seus teclados e obtusos sociais.



Momento de liberdade de expressão e gestão de nosso tempo e democracia da informação. Porém, fico pensando se estamos preparados para isso.

Tem situações que observo em que parecemos crianças no primeiro dia de férias chegando no parque aquático. Uma euforia e ansiedade que leva a até não aproveitarem o momento.

Outra miopia frequente que me deparo é a do empoderamento singular. Quando fazemos parte de uma sociedade de um, o poder é absoluto. Na oportunidade de interação, pronto…é um tal de ouvirmos absurdos de pessoas que não tem a mínima noção do que estão falando ou falta de respeito ao próximo sem fim. Uma prepotência e arrogância de reis da verdade que, em muitas vezes, me faz perder a reação. Como fornecedor, e na cabeça dessas pessoas, escravos de seus desejos, ativo o modo de sobrevivência “quer ser feliz ou ter razão?” e deixo a verdade regente prevalecer.



Como venho dizendo em vários dos meus textos, acredito que estamos vivendo a grande oportunidade de sermos a grande transformação. Mas o que está me preocupando é que estamos perdendo contato com a base. Sendo assim, a mensagem que quero passar é: nunca podemos esquecer que do outro lado da tela estamos lidando com um semelhante. Não se esqueçam disso.

Descubra novas possibilidades